Cemitério do Caju é um conjunto de grandes necrópoles

Cemitério do Caju é um conjunto de grandes necrópoles

 
cemitério do caju

Cemitério do Caju ou chamado também de Cemitério São Francisco Xavier é atualmente um dos maiores, se não, o maior e mais conhecido cemitério do Rio de Janeiro. O Cemitério do Caju está dentro de um grupo de cemitérios onde todos ficam localizados na mesma região e no mesmo bairro do Rio. O Cemitério, junto com o Crematório do Caju são as dois maiores centros do grupo.

Todos os cemitérios do grupo do Cajú são acessíveis a entrega de coroa de flores assim como demais estados da região e da cidade do Rio de Janeiro. A melhor entrega de coroa de flores para o estado do Rio de Janeiro.

O Grupo do Cemitério do Caju é formado pelo Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, pelo Cemitério da Ordem Terceira do Carmo e também pelo Cemitério Comunal Israelita do Caju. Ficam localizados na Rua Monsenhor Manuel Gomes, no bairro do Cajú conforme pode ser visto no mapa logo abaixo. Um cemitério um tanto quanto conceituado e famoso do Rio de Janeiro é o Cemitério São João Batista, este não faz parte do grupo do Cajú porém possui suas próprias particularidades e curiosidades. Seus fãs e historiadores costumam chama-lo de “Museu ao ar Livre”, isso acontece pois no interior do cemitério podem ser vistas dezenas de esculturas, obras e “costruções” criadas em formas de jazigos e capelinhas. A entrada (portão) do Cemitério São João Batista é histórica e completamente escultural.

 

Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

O Cemitério da Penitência, como é popularmente conhecido fica localizado a esquerda da entrada do Cemitério do Caju. O mesmo que está localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, no bairro do Cajú. Começou a ser projetado e desenvolvido em 1619 onde, inicialmente, servia apenas como uma capela para realizar velórios e alguns sepultamentos. Até então existia uma empresa que administrava o Cemitério da Penitência, esta empresa e seus adminsitradores solicitaram a Santa Casa da Misericórdia um espaço para construção de um cemitério próprio. Até o momento estavam servindo apenas como uma simples capela. A solicitação aconteceu no ano 1857 e em 1858 já havia iniciado as construções e uma boa parte do cemitério estava em funcionamento.

 

Cemitério da Ordem Terceira do Carmo

Seu nome de criação é Cemitério da Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, resumindo tudo isso muitos o chamam apenas de Ordem do Carmo.

A muitos anos atrás havia uma lei que proibia montar e realizar qualquer tipo de sepultamento dentro das dependências de igrejas. Assim deveria haver alguma forma de conseguir um espaço para a construção de um cemitério. Logo pessoas influentes que participavam da admnistração da Ordem do Carmo (instituição) conseguiram um espaço temporário no até então Campo Santo de Misericórdia, localizado no Bairro do Caju, onde hoje se encontra o Cemitério da Ordem Terceira do Carmo

É possível citar muitas personalidades que foram sepultadas no Cemuitério Ordem do Carmo, cantores, atrizes e pessoas influentes dos governos e estados. Entre estes pode-se visitar e reconhecer os jagigos de Elizeth Cardoso, Jorge Dória, Claudinho (da dupla Claudinho e Bochecha)… O Cemitério Ordem do Carmo é conhecido também por possuir o primeiro cemitério vertical do Rio de Janeiro. Conhecido popularmente por Cemitério do Carmo.

 

Cemitério Comunal Israelita do Caju

Um de muitos cemitérios Israelitas do Brasil, o Cemitério Comunal Israelita do Caju é a peça mais importante do grupo do Caju. Possui uma bela história de conquistas de espaço e respeito entre meio a todos os cemitérios particulares que existiam. Cemitérios Israelitas são cemitérios públicos, o que contrariava os padrões atuais que existiam em meados de 1850. Nesta época os cemitérios públicos começaram a ser criados. O Cemitério Comunal Israelita do Caju fica ao lado do São Francisco Xavier juntamente com os outros dois cemitérios do grupo do Caju.

 

Localização dos Cemitérios

Através da parte verde do mapa é possível ver os cemitérios, basta navegar para cima e para baixo então verá todos aqueles que fazem parte do Cemitério do Caju.